● Prefez 100 anos sobre o nascimento de Sidónio de Aguiar Serpa, que nasceu no dia 6 de Outubro de 1919, nos Açores. Foi um grande amante do Clube Futebol Benfica (CFB), tendo envergado a camisola do clube desde os 13 anos.
Enquanto desportista e praticante de hóquei em patins foi seis vezes Campeão de Lisboa e três vezes Campeão de Portugal. Pela Selecção Nacional, que integrou desde os 16 anos, foi capitão em 1950 e 1951 e tetra Campeão do Mundo, tendo feito parte, juntamente com o seu irmão, Olivério de Aguiar Serpa, da equipa que, em 1947, no Pavilhão dos Desportos em Lisboa, conquistou pela primeira vez o título de Campeão do Mundo na modalidade. Na época foi também considerado o melhor jogador do Mundo em hóquei em patins.
Como treinador, representou o Grupo Desportivo da CUF, Clube Atlético de Campo de Ourique, Grupo Desportivo Dramático de Cascais, Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar, Sport Lisboa e Benfica, entre outros. Enquanto seleccionador nacional, em Seniores foi Campeão do Mundo (1952) e vice-campeão (1953 e 1954). Como seleccionador dos Juniores, foi também Campeão no primeiro Campeonato Europeu da modalidade (1953), tendo mesmo sido premiado com a Taça Francisco Platón para o melhor técnico mundial após o Campeonato do Mundo de 1954.
Sidónio de Aguiar Serpa foi funcionário bancário, profissão que lhe garantia o sustento, tendo chegado a ser considerado o Atleta n.º 1 de Portugal e símbolo do desporto nacional, uma vez que também praticou atletismo, basquetebol, boxe, ciclismo, equitação, futebol, ténis, ténis, ginástica, natação, remo, ténis de mesa e voleibol.
Sidónio Serpa recebeu a Medalha de Mérito Desportivo, a medalha de Cultura Física da edilidade lisboeta, a medalha de Ouro da Câmara Municipal do Porto e a medalha de Ouro do Clube Futebol Benfica.
Um grande senhor na vida profissional e familiar. O Clube Futebol Benfica tem muita honra em ter na sua história um atleta com esta estirpe.f

PUB







Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.