● Carcavelos não é diferente das outras vilas portuguesas. Existem referências a estas terras desde tempos imemoriáveis e escritos muito concretos sobre carcavelenses notáveis que por aqui viveram ou passaram. Hoje começamos a recordar algumas personagens ilustres da freguesia. A abrir este desfile, uma nota sobre a Quinta da Alagoa, em cujo local consta ter havido primitivamente um convento e onde se regista a passagem do ilustre Padre António Vieira que ali terá vivido um par de anos. A Quinta foi confiscada aos padres no reinado de D. José, mas isso é outra história.
Só a Quinta da Alagoa permite-nos recordar que foram personagens importantes nestas terras os seus proprietários de que há registo nesta sequência: José Francisco da Cruz, José Francisco da Cruz Alagoa (3.º Morgado), Jerónimo Moreira, Frederick Davidson, Vasco de Salles (Belmonte) e Vasco Manuel da Câmara & Maria do Carmo (esposa) já no século XX. Assinalamos a propósito, a passagem de férias em Carcavelos de um dos nossos últimos reis, D. Carlos, pela amizade que tinha com D. Vasco de Salles.
Da nobreza ao povo referimos que na transição do século XIX para o século XX era proprietária da mais famosa confeitaria de Carcavelos, D. Palmira Pina. Como tudo isto está ligado, existem duas bonitas garrafas de cristal que serviram à mesa real na referida quinta, que foram oferecidas posteriormente à doceira Palmira, pela nobre esposa de D. Vasco de Salles. As peças de cristal estão actualmente na posse de uma sobrinha herdeira de Palmira Pina, a minha amiga Maria Cecília.
Muitas outras interessantes personagens farei desfilar nesta coluna em futura oportunidade. Por agora registo uma nota final que nos foi transmitida pelo nosso falecido amigo Mário Piçarra. Confessa “ter dado uns toques de bola” com a equipa do Benfica, nas areias da praia!
O que se passou? No ano de 1965, estagiava a equipa do Benfica na Estalagem da Rota do Sol, junto à estação de comboios da CP, e a rapaziada do burgo não resistia a espreitar e pedir autógrafos aos jogadores. Eram eles Costa Pereira, Simões, Coluna, Torres, Germano, Vitor Batista e também…Eusébio!
Ainda outros, claro. A proximidade da praia fez com que em passeio a pé, a equipa se deslocasse à beira-mar, levando algumas bolas e proporcionando um descontraído treino, num local não muito vulgar para o efeito: a Praia de Carcavelos. Ficam aqui uma dezena de nomes que por algum momento estiveram a Carcavelos ligados!f]

PUB







Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.