Desde a sua fundação, a equipa ´Lisboa Devils’ participou oito vezes na Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA), o equivalente a um campeonato nacional, que venceu três vezes (2015/16, 2016/17 e 2018/19). Em 2019/20, a competição não terminou e em 2020/21 não se realizou, em ambos os casos devido à pandemia COVID-19.

● “O clube foi formado com o objectivo de ser campeão nacional três anos depois da sua criação, o que aconteceu”, lembra Ricardo Rodrigues, presidente da LD. “Depois fomos bi-campeões, perderíamos nos play-offs na época seguinte, e voltámos a ser campeões, título que mantemos actualmente porque a última Liga foi cancelada devido à crise sanitária”, refere. O treinador principal (head coach), que também é jogador e treinador do ataque, é Bernardo Solipa. “Nesta modalidade existem também os treinadores de ataque, defesa e de posição, e os treinadores de ‘special teams’”, explica o dirigente.
A LPFA já teve vários formatos e chegou a incluir equipas espanholas “por não haver cá equipas suficientes”, acrescenta. Este ano, arrancou em 26 de Fevereiro e deverá durar até ao início de Junho, com Divisão Sul e Divisão Norte e quatro equipas por Divisão. “Cada equipa realizará seis jogos, as duas primeiras classificadas de cada Divisão disputarão ‘play-offs’, em que o vencedor da Divisão Norte recebe o 2.º da Divisão Sul e o vencedor da Divisão Sul recebe o 2.º da Divisão Norte”, explica. Os vencedores dos ‘play-offs’ disputam uma final para atribuição do título de Campeão Nacional. Só existe LPFA em masculinos.
Além da LPFA, existe o ‘Torneio de Fundadores’, “uma espécie de Taça de Portugal, prova por eliminatórias”, entre Outubro e Dezembro, antecipando a competição principal, esclarece Ricardo Rodrigues. Uma prova que a LD venceu em 2018, na sua 1.ª edição.f

Seja dos primeiros a saber!  Casa Pia na Europa
Últimas
Seja dos primeiros a saber!  Bairro Boavista: mais de 80 milhões para requalificação

Quanto vale este artigo?

A SUA CONTRIBUIÇÃO É UM FACTOR DE PROTECÇÃO DA INDEPENDÊNCIA EDITORIAL DO ‘FREGUÊS’. CONTRIBUA PARA A DEFESA DA CAUSA PÚBLICA E A INVESTIGAÇÃO DE QUESTÕES CRÍTICAS PARA A VIDA COMUNITÁRIA.

PUB




PUB




Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.