Hospitais da freguesia garantem prontidão para responder à pandemia da COVID-19, tal como outras actividades e serviços, que se adaptaram às novas circunstâncias.

Desde 17 de Março que o Hospital da Cruz Vermelha (HCV) funciona ao serviço do Estado no combate à pandemia da COVID-19. Nessa data, decorria já naquela unidade de saúde um plano de formação sobre os procedimentos a implementar no contexto pandémico. Outro hospital da freguesia, o Hospital Lusíadas, comunicou que dispõe de “equipas clínicas preparadas, circuitos específicos para doentes com sintomas associados à Covid-19 e muito foco nas regras de prevenção”.

MEDIDAS DA JUNTA DE FREGUESIA

Face à pandemia de COVID-19, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (JFSDB) anunciou “novas medidas de apoio social dirigidas a doentes crónicos e a utentes do atendimento social da Junta de Freguesia para assegurar o acesso destes grupos” a bens essenciais, como alimentos e medicamentos, para as quais foi aprovado um pacote financeiro extraordinário de 120 mil euros. As medidas incluem “um serviço específico de entrega de compras e produtos de farmácia ao domicílio até ao dia 30 de Abril”.

A Junta informava ainda, a 14 de Março, que face ao encerramento das escolas, continuaria a assegurar o pequeno-almoço, o almoço e o lanche às crianças com necessidades educativas especiais ou de famílias carenciadas. O procedimento passa pela entrega das refeições aos pais nas Escolas Básicas António Nobre, Frei Luís de Sousa e Laranjeiras “em regime de take away”, entre as 13h00 e as 14h00.

As próprias actividades da JFSDB foram limitadas com a suspensão das actividades da Academia São Domingos, Fórum Grandela, Casa Cidadania, Incubadora Mercado de Inovação, iniciativas desportivas, culturais, de lazer e turismo, iniciativas complementares à acção educativa, atendimento presencial nos serviços de secretaria e tesouraria da Junta de Freguesia.

A JFSDB anunciou ainda a isenção das taxas sobre o comércio local até 30 de Abril. “Esta medida é aplicada directamente, no caso de as taxas ainda não terem sido pagas, ou através de compensação no caso de já o terem sido”, informou a Junta.

TURISMO E TRANSPORTES

No plano turístico, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), cuja actividade existe na freguesia, informou no início do mês estar a trabalhar na criação de condições de disponibilização de alojamentos a profissionais de saúde que estejam envolvidos no combate à Covid-19, através de um Plano de Cedência.

Neste contexto, está a “ser delineado um modelo de condições dos serviços de limpeza e tratamento de roupa profissional do alojamento local, conforme constam nas orientações da DGS”, referiu a ALEP. O projecto ainda estava em estruturação com as entidades oficiais, parceiro tecnológico e “empresas profissionais de limpeza disponíveis para cumprir os protocolos exigidos”, referiu a associação.

Já o Jardim Zoológico de Lisboa comunicou o seu encerramento ao público por tempo indeterminado, garantindo que a alimentação e tratamento dos animais, assim como a manutenção do espaço, estarão assegurados.

CULTOS

Quanto aos espaços de culto, as igrejas da freguesia seguiram orientações semelhantes. As três paróquias da Igreja Católica (Igreja do Convento de São Domingos, dominicana, Igreja da Sagrada Família, franciscana, e Igreja de São Tomás de Aquino, vicentina) suspenderam as celebrações com assembleia, a catequese e as reuniões de grupos, seguindo as indicações da Conferência Episcopal Portuguesa.

Os dominicanos e vicentinos mantiveram as celebrações por via online, ao contrário dos franciscanos, que face à oferta existente na zona, optaram por não realizar missas online.

Também a Aliança Evangélica recomendou o encerramento de templos por duas semanas e o recurso à via online para celebrações e partilha de orações e a prática de cultos em casa.

JOGOS SUSPENSOS

No âmbito das medidas de prevenção que têm sido aplicadas a propósito da evolução do Coronavírus COVID-19, os jogos da camada de Seniores do Sport Futebol Palmense estão suspensos.

ESPAÇO CIDADÃO

Desde 3 de Março que existe um novo Espaço Cidadão no edifício sede da Junta de Freguesia. São mais de 250 serviços administrativos prestados por 18 entidades. Devido à crise sanitária, os serviços estão suspensos.

SOLIDARIEDADE

O Sport Lisboa e Benfica, através da Fundação Benfica, e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram uma parceria para apoio social de emergência a 3000 idosos isolados e já sinalizados, ao abrigo do “Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança”.

COVID-19

O QUE É

O COVID-19 é um coronavírus que afecta os seres humanos, provocando infecção semelhante a gripe comum ou pneumonia. Distingue-se da gripe por não ter uma vacina e apresentar uma maior taxa de mortalidade.

SINTOMAS

Febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória), cansaço, pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventualmente morte

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

Entre 2 e 14 dias, mas ainda sob investigação

COMO SE TRANSMITE

• Gotículas respiratórias
• Contacto directo com secreções infeciosas
• Aerossóis em procedimentos terapêuticos que os produzem
• Tosse
• Espirro
• Contacto com superfícies ou objectos infectados seguido de contacto com a boca, nariz ou olhos

RECOMENDAÇÕES

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão
• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar
• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo flectido, e não para as mãos
• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias
• Evitar contacto próximo com pessoas com infecção respiratória
• Uso de máscaras em pessoas com sintomas de infecção respiratória (tosse ou espirro), suspeitas de infecção e pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infecção.

Advertisements

Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.