A sua contribuição é importante!

Ao contrário de muitos órgãos de comunicação social, mantemos nosso jornalismo disponível para o público em geral. A versão em papel à caixa de correio dos fregueses sem custos. Não criámos a barreira de pagamento, porque acreditamos que todos devem ter acesso acesso a um jornalismo local de referência, num momento em que a comunicação de qualidade é essencial. Por outro lado, o apoio do comércio a esta iniciativa editorial reforça e demonstra o seu posicionamento social e de referência para a comunidade. O projecto editorial do ‘Freguês’ firma-se num compromisso essencial: informar de forma livre, autónoma e independente . Esta estratégia define a nossa própria agenda, sem influência das finalidades comerciais ou orientação de políticos e detentores dos poderes públicos.

O ‘Freguês’ é um órgão de comunicação social de referência local e comunitária, sendo um factor de cidadania nas freguesias onde está presente, assente numa perspectiva de serviço público de proximidade, associado à necessidade de escrutinar os poderes locais para evitar abusos, defender os cidadãos e as comunidades e salvaguardar o Estado de Direito e Democrático. Pugnamos por uma comunidade saudável, informada, participativa e mais feliz.

O ‘Freguês’ ao reforça os laços de vizinhança, promove e divulga propostas e críticas e congrega informações pertinentes para a comunidade. Ao suscitar esclarecimentos e clarificações , é um meio de promove a transparência da gestão da ‘coisa pública’. Somos já um exemplo para muitas experiências de intervenção pública e para órgãos de comunicação de carácter regional que também praticam, acreditam e apostam na cidadania, isenção e justiça.

Com todos os fregueses, em torno dos cidadãos, dos prestadores de serviços, do comércio local, associações e outras entidades com presença ou responsabilidades nas freguesias em que trabalhamos, o ‘Freguês’ contribui para o desenvolvimento harmonioso das comunidades que serve.

Sem imprensa local autónoma, independente e livre, não há Democracia e os poderes públicos têm mais propensão para abusar da sua posição institucional com laivos de autoritarismo e opressão dos cidadãos e da vida comunitária.

Assim, apelamos ao sentido cívico dos nossos Leitores e Amigos para que possamos reduzir as consequências da crise provocada pela COVID-19 e levar para a frente um projecto editorial inovador ao nível da imprensa escrita no nosso País.

O interesse público da imprensa local só poderá existir se a sua vida económica depender, de forma clara e assumida, directamente dos fregueses, residentes ou comerciantes, e dos cidadãos.

A contribuição dos Leitores e Amigos permite o maior investimento na produção de mais e melhor informação e sustenta a maior capacidade de investigação e diversificação de conteúdos.  Assim melhor asseguramos  a prestação de um serviço rico em qualidade e diversidade, respondendo às merecidas expectativas dos leitores.

O modelo de negócio da plataforma http://www.fregues.pt que está a ser implementado visa introduzir o micro-pagamento de conteúdos, através de valores simbólicos (menos do preço de um café), deixando sempre a alternativa da leitura gratuita.

Para ler os artigos online, os leitores devem que criar uma conta gratuita. Essa conta tem um crédito de três euros que pode ser utilizado ou não. A maioria dos artigos pode ser lido gratuitamente. Depois, terá que carregar a carteira virtual, à semelhança das contas de telemóvel pré-pagos no Multibanco. Estes carregamentos não têm comissões, ou seja, todo o valor carregado é utilizável na aquisição de conteúdos. A carteira pode ser carregada, utilizando qualquer meio de pagamento (Multibanco, MBWay, cartões de crédito e débito ou transferências bancárias).

A nosso sistema protege a privacidade dos Leitores, não guardando qualquer dado pessoal, sendo impossível saber que conteúdos o Leitor consultou.

Formas de apoiar o ‘Freguês’:

Donativos
A sua contribuição é um factor de protecção da independência editorial do ‘Freguês’ e encoraja-nos a desafiar os poderes públicos e defender a causa pública.
Toda contribuição, grande ou pequena, é valiosa, importante e motivadora para levar por diante a investigação de questões críticas para a vida comunitária.
E leva apenas um minuto.
Faça o seu donativo aqui

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Donativos-1.jpg

Subscrições
O ‘Freguês’ disponibiliza diversos tipos de subscrições. O Leitor terá sempre que criar uma conta gratuita para ter acesso aos conteúdos digitais.
Depois pode optar por fazer um micro-pagamento ou aceder gratuitamente ao artigo que pretende ler.
No entanto, existem conteúdos exclusivos que têm de ser pagos obrigatoriamente. O Leitor poderá ainda fazer uma subscrição anual ou semestral para obter livre acesso a todos os conteúdos da plataforma http://www.fregues.pt.
Trata-se de uma nova forma de ler.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Subscrições.jpg

Patrocínio
Assuma um papel vital no futuro do ‘Freguês’.
Através do Patrocínio, o Leitor ajuda a salvaguardar a liberdade jornalística e sustentabilidade a longo prazo do projecto editorial do ‘Freguês’.
Com o seu apoio, damos voz aos que a não têm, desenvolvemos temas mais complexos e responsabilizamos os poderosos.
Somos um projecto de causas públicas.
O Leitor poderá participar nas reuniões editoriais do ‘Freguês’

Arquivo
O ‘Freguês’ existe desde 2015, sendo editado todos os meses. Trata-se de um património valioso sobre as freguesias e a sua vida moderna.
Os Leitores podem ter acesso a este arquivo através da compra das versões em PDF.
Escolha a edição aqui.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Arquivo.jpg

 

close