Contribua para uma imprensa local autónoma, independente e livre!

Ao contrário de muitos órgãos de comunicação social, mantemos nosso jornalismo disponível para o público em geral. A versão em papel das nossas edições são distribuídas pelas caixas de correio dos fregueses sem custos. Não criámos a barreira de pagamento, porque acreditamos que todos devem ter acesso acesso a um jornalismo local de referência, num momento em que a comunicação social local de qualidade é essencial para as comunidades . Por outro lado, o apoio do comércio a esta iniciativa editorial reforça e demonstra o posicionamento social desta iniciativa editorial inovadora no contexto da comunicação social nacional.

O projecto editorial do ‘Freguês’ firma-se num compromisso essencial: informar de forma livre, autónoma e independente. Esta estratégia define a nossa própria agenda, sem influência das finalidades comerciais ou orientação de políticos e detentores dos poderes públicos.

O ‘Freguês’ é um órgão de comunicação social de referência local e comunitária, sendo um factor de cidadania nas freguesias onde está presente, assente numa perspectiva de serviço público de proximidade, associado à necessidade de escrutinar os poderes locais para evitar abusos, defender os cidadãos e as comunidades e salvaguardar o Estado de Direito e Democrático. Pugnamos por uma comunidade informada e participativa, mais conciênte e feliz.

O ‘Freguês’ ao reforçar os laços de vizinhança, promove e divulga propostas e críticas e congrega informações pertinentes para a comunidade. Ao suscitar esclarecimentos, é um meio de promove a transparência da gestão da ‘coisa pública’. Somos já um exemplo para muitas experiências de intervenção pública e para órgãos de comunicação de carácter local regional que também praticam, acreditam e apostam na cidadania, isenção e justiça.

Com todos os fregueses, em torno dos cidadãos, dos prestadores de serviços, do comércio local, associações e outras entidades com presença ou responsabilidades nas freguesias em que trabalhamos, o ‘Freguês’ contribui para o desenvolvimento harmonioso das comunidades que serve. O nosso ADN é sermos hiperlocais.

Sem imprensa local autónoma, independente e livre, não há Democracia e os poderes públicos têm mais propensão para abusar da sua posição institucional com laivos de autoritarismo e opressão dos cidadãos e da vida comunitária.

Assim, apelamos ao sentido cívico dos nossos Leitores e Amigos para que possamos levar para a frente um projecto editorial inovador ao nível da imprensa escrita no nosso País.

O interesse público da imprensa local só poderá existir se a sua vida económica depender, de forma clara e assumida, directamente dos fregueses, residentes ou comerciantes, e dos cidadãos.

A contribuição dos Leitores e Amigos permite o maior investimento na produção de mais e melhor informação e sustenta a maior capacidade de investigação e diversificação de conteúdos.  Assim, melhor asseguramos  a prestação de um serviço rico em qualidade e diversidade, respondendo às merecidas expectativas dos leitores.

O modelo de negócio da plataforma http://www.fregues.pt que está a ser implementado visa introduzir o micro-pagamento de conteúdos, através de valores simbólicos (menos do preço de um café), deixando sempre a alternativa da leitura gratuita. O nosso sistema protege a privacidade dos Leitores, não guardando qualquer dado pessoal, sendo impossível saber que conteúdos o Leitor consultou.

Os nossos Leitores e Amigos têm outras possibilidades para contribuir para a sustentabilidade do ‘Freguês’, fazendo assinatura Premium ou a assinatura Premium Amigo das edições em papel. Assim, garantem sempre que recebem o ‘Freguês’ em casa ou no trabalho, independentemente das vicissitudes que podem acontecer no processo de distribuição e podem participar nas reuniões editoriais através de processos online.

Ainda podem fazer donativos para o projecto editorial ‘Freguês’ ou comprar as versões digitais disponíveis nesta plataforma aqui.

Assinatura PREMIUM para quem não quer perder uma edição

Assinatura
PREMIUM AMIGO
para fãs

DONATIVOS para quem pretende contribuir para a causa pública