● Um grupo de residentes em Carcavelos, Parede, São Domingos de Rana e Oeiras e, por vezes, amigos vindos de mais longe, costumam encontrar-se semanalmente em frente a uma cerveja, um café, um chocolate quente ou outra bebida qualquer, durante um par de horas para conversarem sobre todo e qualquer tema.
Em 2005, o poeta Jorge Castro lembrou-se de trazer para estas paragens uma prática que em Lisboa e noutras locais acontecia: a de reunir pessoas que gostassem de poesia, literatura, música e outras artes.
A iniciativa teve acolhimento na rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Cascais, no Núcleo de São Domingos de Rana, e rapidamente se transformou num sucesso mensal, pois havia muita gente ávida de encontros deste tipo. Escolhia-se um tema ou convidado central, e depois poetas, declamadores ou músicos faziam a festa com o que lhes ia na alma. Assim nasceram as ‘Noites com Poemas’ que até 2014 integraram uma ‘movida poética’ que muita saudade deixou.
A semente estava lançada e findo aquele período continuaram os encontros informais no café Cappuccino’s (Carcavelos), nos eventos da EMACO (Associação Cultural), nos encontros informais no Beer Hunter Pub, entre outros locais. Até aos dias de hoje, animam todos estes eventos a presença de quem escreve e reside por perto. Alguns já consagrados como os casos de Mário-Henrique Leiria e Fiama Hasse Pais Brandão, já desaparecidos. Entre o Café São Jorge e o Bairro dos Lombos, alguns ainda se lembram de os ver em Carcavelos.
Sem grande rigor e sempre com o risco assumido e certo de deixar de fora muitos, lembro outros convivas que escrevem (alguns dos quais já com obra): Jorge Castro, Ana Patacho, Carlos Peres Feio, Júlio Conrado, Eduardo Martins, Fátima Pinto Camilo, Ana Oliveira, Francisco Lampreia, Graça Patrão, Manuel Rodas, José Mendonça, José Guerra, Sérgio Guerreiro, Mário Piçarra (falecido), J. Proença Carvalho, Paula Raposo, David José Silva, Margarida Cimbolini, Edite Gil, entre tantos outros.
Termino com o pedido de perdão para os ‘tantos outros’ que a este grupo estiveram associados e um desafio: apareçam!f

PUB







Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.