• A esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Praça de Espanha, localizada no Bairro Santos ao Rego (Avenida Santos Dumont), encerrou em 25 de Dezembro de 2016. Era a única esquadra existente naquela freguesia, que tem cerca de 22 mil residentes e regista a frequência de 300 mil pessoas diariamente.
Este fim foi sempre contestado pelos fregueses que nunca concordaram com as soluções alternativas para o policiamento e segurança.  Os moradores, então apoiados pela Junta de Freguesia, realizaram, no final de 2016, uma petição pública para reverter a situação que foi entregue, a 5 de Abril de 2017, na Assembleia da República (AR) com 7.910 assinaturas.
Na sequência desta iniciativa, a 21 de Setembro de 2018, a AR recomendou ao Governo a reinstalação de uma esquadra na freguesia com “o número de efectivos adequados”, em
resultado de uma proposta do CDS-PP aprovada com os votos favoráveis das bancadas parlamentares do CDS-PP, PSD, BE, PCP, PEV e PAN. O grupo parlamentar do PS absteve-se, excepto dois deputados que votaram contra: Constança Urbano de Sousa e Paulo Trigo Pereira. Na  resolução é ainda referido que a esquadra seja dotada dos efectivos adequados.
A 24 de Setembro, sob proposta do CDS-PP, foi aprovada por unanimidade na Assembleia de Freguesia, uma recomendação à Junta de Freguesia a sugerir uma reunião com o Ministério da Administração Interna para, no âmbito da transferência de imóveis do Estado não utilizados (…) se encontre uma solução para a instalação da 31.ª esquadra no território da freguesia”. Ana Gaspar, presidente da JFAN, já revelou que se reuniu com o Governo, mas não há qualquer resultado da iniciativa.
Entretanto, o regresso da PSP à freguesia foi rejeitado pela Câmara Municipal de Lisboa.
A 25 de Outubro do ano passado, o CDS-PP apresentou uma moção que foi rejeitada por maioria com votos contra do PS e independentes e a abstenção do PSD e do BE. Os centristas e o PCP votaram favoravelmente.f

Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.