A 14 de Julho de 2018, um pequeno grupo de amigos apaixonados pelo motociclismo lançou a ideia de criar um Moto Clube, durante uma conversa de café. Em tom de brincadeira, chamaram à sua iniciativa “Tentativa de Moto Clube” (TMC) e instalaram a sua sede provisória no café “Tentativa” no Bairro São Miguel das Encostas. “Foi de forma meio tosca, em cima de um balcão de café, em boa conversa com amigos e nas costas de um guardanapo, que nasceu o nosso logotipo”, recorda um dos fundadores.
Surgia assim o primeiro projecto deste género na freguesia, apostado em promover actividades desportivas, culturais e turísticas. Em Julho, o TMC assinalou o seu primeiro ano de vida com pompa e circunstância  com um  encontro motard em Carcavelos, evento que reuniu mais de 3500 pessoas e perto de meio milhar de motos num recinto junto ao mercado local. A este propósito, o “FREGUÊS DE CARCAVELOS E PAREDE” conversou com Carlo Martins, director de comunicação e multimédia do TMC.

• Freguês de Carcavelos e Parede (FCP): O “Tentativa de Moto Clube” já passou da fase da “conversa de café”, sendo hoje uma realidade. Quem pode ingressar no clube?
 
Carlo Martins (CM): O Clube já está constituído. Todos podem ingressar desde que tenham espírito de equipa, colaboração e união. Existimos para o convívio entre amigos motard (e não motard). Para entrar no TMC é necessário o preenchimento de um formulário e participar numa entrevista.
Também é necessário efectuar o pagamento de uma jóia inicial (paga uma só vez) e das mensalidades.
Actualmente, contamos com cerca de 80 associados. Festejámos no dia 14 de Julho, o nosso primeiro aniversário que foi um sucesso, com mais de 3500 pessoas, perto de 500 motos e a representação de 37 grupos motards. Conseguimos que a Ana Moura aceitasse ser nossa embaixadora. O sucesso atingido demonstra que estamos no bom caminho.
 
FCP: Existem vários clubes semelhantes. O que distingue o vosso projecto?
 
CM: O TMC promove o motociclismo nas suas variadas vertentes, turística, desportiva, recreativa, cultural, de lazer e bem-estar.  Somos um moto clube moderno, com iniciativas inovadoras, passeios e muita partilha de informação.
Estamos no Facebook com página própria do TMC com perto de 1200 seguidores em poucos meses e temos um grupo com mais de 700 membros, que serve exclusivamente para a partilha de informação motard (novidades de equipamento, acessórios e motos, conselhos no mundo motociclista, desporto motoGP/motoMX, o nosso campeão Miguel Oliveira e outras brincadeiras giras). Ainda mantemos um canal Youtube para partilhar os nossos melhores momentos. O Instagram integra igualmente as nossas redes sociais. Por fim, temos o nosso site com toda a informação institucional sobre o TMC (em http://www.tentativademotoclube.pt/). A nossa aposta na rede digital visa atrair os jovens.
Desenvolvemos também várias iniciativas dentro do próprio TMC, como por exemplo, formação na área de condução, segurança e mecânica, facilidade na reparação de motos. O TMC dispõe de meios e parcerias que dinamizam o moto clube e ajudam a conceber soluções para os nossos associados. Acima de tudo, preservamos a amizade, a boa-disposição e o convívio motard, mantendo sempre um ambiente agradável para todos e promovendo o prazer de andar de moto, sendo que é um meio de transporte económico e ecológico.
 
FCP: O TMC está sediado na nossa freguesia. Quais as iniciativas que desenvolvem envolvendo os fregueses?
 
CM: Trabalhamos em parceria com a União das Freguesias de Carcavelos e Parede para ajudar e preservar a nossa comunidade, nomeadamente a partilha de recursos do TMC a favor da melhoria da comunidade. Em particular, o clube assumiu o compromisso com a “Soma Não Zero”. Esta associação sem fins lucrativos promove a integração de crianças e jovens de zonas urbanas sensíveis, através da prática de actividades desportivas, educacionais e sociais. O TMC vai organizar passeios de moto “à pendura” em áreas restritas e seguras no sentido de ajudar na integração dos jovens.
Assumimos também um compromisso com a União das Freguesias de Carcavelos e Parede para ajudar na pintura e renovação de escolas e entidades públicas. Somos um moto clube cujo lema é ajudar e faz todo o sentido apoiar e colaborar em actividades de acção social.
 
FCP: Organizar um clube do vosso género nem sempre é fácil…
CM: Somos uma equipa dinâmica, com vários recursos e meios. Actualmente, trabalhamos no sentido de ter sede própria num futuro próximo.f
LUIS CURADO

Comente esta notícia

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.