
‘Os Torpedos’ à conquista de taças
30 de Outubro de 2023O Clube de Futebol ‘Os Torpedos’ vai participar com sete equipas federadas nos campeonatos de Futsal promovidos pela Associação de Futebol de Lisboa.
Tempo de leitura

● Para a época desportiva de 2023/24, o Clube estará presente nos escalões Sub-17Juvenis (Sub-17) com duas equipas, Sub-15 Iniciados com duas equipas A e B, Sub-13 Infantis e Sub-11 Benjamins com duas equipas.
‘Os Torpedos’ organiza ainda a Academia de Futsal que visa promover a sensibilização para a prática do Futsal. Esta iniciativa, que funciona nas instalações da colectividade, destina-se a praticantes dos cinco aos nove anos e não inclui a participação em competições formais. Esta academia desenvolve parcerias com diversas entidades da freguesia, nomeadamente com o Externato Fernão Mendes Pinto, a CEBE – Cooperativa de Ensino de Benfica e as Actividades de Animação e Apoio à Família nos jardins de infância a funcionar nas escolas públicas da Freguesia (Laranjeiras, António Nobre e Frei Luis de Sousa).
O Clube de Futebol ‘Os Torpedos’ mantém a expectativa de ver melhoradas as condições para a prática das suas actividades, designadamente a cobertura do Polidesportivo Salgueiro Maia. História ‘Os Torpedos’ foram fundados em 1985 por um grupo de estudantes do Liceu D. Pedro V que pretendiam jogar futebol. Após uma primeira época em que participou no Campeonato Distrital de Futebol de 11, o clube foi pioneiro, participando no primeiro Campeonato de Futebol de 5 (modalidade que anos mais tarde alterou o nome para Futsal) da Associação de Futebol de Lisboa. Desde então o Futsal é a imagem de marca da colectividade.
O nome foi inspirado no então clube soviético ‘Torpedo de Moscovo’ que nessa época jogou no Estádio da Luz. Mais tarde, chegou a vez de se escolher a cor dos equipamentos que distingue o clube dos demais.
A opção pelo roxo foi inspirada no ‘Anderlecht’ que não tinha paralelo no nosso País. O símbolo que também foi único: o Crocodilo!
Sede na mala no carro
Durante 27 anos, a sede limitou-se a uma caixa de correio na casa de um dos fundadores. A sede era uma mala de carro, onde se guardavam equipamentos e bolas. O ‘Clube de Mala de Carro’ só teve casa própria quando as instalações do Polidesportivo Salgueiro Maia foram requalificadas.
Em termos desportivos, um dos seus momentos mais altos foi a conquista do título de Campeão Distrital de Lisboa na época de 2003/04, permitindo a subida aos campeonatos nacionais, onde permaneceu durante nove anos, ombreando com os maiores clubes de referência nacional.
O Clube de Futebol ‘Os Torpedos’ tem actualmente cerca de 150 sócios, movimentando todas as semanas cerca de 100 atletas e 20 técnicos.
Actualizado em



Este artigo vale:
Agradecemos o seu contributo para uma imprensa local autónoma, independente e livre.
Donativo