
Avenida das Forças Armadas: 39% dos condutores não cumprem a lei
25 de Outubro de 2023Mais de 39% dos veículos que circulam na Av. Das Forças Armadas circulam com velocidade acima do limite legal, os 50 km/h, uma situação que preocupa os moradores da zona que defendem a adopção de medidas de acalmia de trânsito. Destes condutores, cerca de 11% circulam na referida artéria entre 60 km/h e 70 km/h e perto de 12% circulam acima dos 70 km/h.
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●Entre 1 e 11 de Outubro, passaram na Av. das Forças Armadas, 155.500 carros e 10.897 veículos pesados, segundo o site https://telraam.net/. Os dias de maior tráfego registaram-se nos dias 2, 3, 9 e 10 deste mês. Esta artéria da cidade vive constantemente ‘horas de ponta’, a partir das oito horas da manhã até às 20h00, registando-se um pico entre as seis horas e as oito horas da tarde. Cerca de 97% da circulação é feita por automóveis (91%) e veículos pesados (6.34%). Outros utentes daquela artéria são peões (1,20%) e os meios de mobilidade suave (1.93%).
Velocidade determinante para a mortandade
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a 30 km/h a probabilidade de atropelamentos mortais é de 10%, percentagem que aumenta para 80% se a velocidade atingir os 50 km/h. Segundo a ANRS, a partir dos 7 km/h a morte do peão é certa. Segundo os relatórios, a probabilidade de morte cresce com o aumento da velocidade.
A velocidade é um dos elementos determinantes no sistema rodoviário, dado que interfere num conjunto de factores que contribuem decisivamente para as consequências de um acidente rodoviário. Esta circunstância é um importante indicador que classifica o cruzamento entre as avenidas 5 de Outubro e das Forças Armadas como um “ponto negro” da cidade em termos de sinistralidade rodoviária.
Em Lisboa, registam-se em média quase dois atropelamentos por dia. Segundo dados da CML, referentes ao período entre 2010 e 2013, a freguesia ocupa o lugar cimeiro quanto ao número de vítimas de atropelamento com 234 vítimas, só atrás de Alvalade.
Entre 2010 e 2016 registaram-se na Av. Forças Armadas 111 acidentes, dos quais 34 atropelamentos, donde resultaram quatro vítimas mortais, nove feridos graves e 121 feridos leves.
Moradores acusam Município
Problemas de drenagem, poluição sonora e ambiental e a falta de segurança rodoviária no cruzamento entre as avenidas 5 de Outubro e das Forças Armadas preocupam moradores da zona. Apesar de a Câmara Municipal de Lisboa (CML) ter conhecimento da situação, “nada foi feito até agora”, afirmam.
Os residentes defendem a implementação de medidas de acalmia de trânsito passarem pela colocação de lombas e radares de monitorização de velocidade, além de outras medidas como a redução das faixas de rodagem, aumento das zonas pedonais e de atravessamento, criação de separadores, a criação de uma via dedicada a transportes públicos e à circulação de veículos de emergência.
As circunstâncias de insegurança são agravadas com a existência de tapumes e andaimes das obras nos terrenos da antiga Feira Popular que reduzem a zona pedonal e dificultam a mobilidade dos peões no passeio. “Acabam por circular na faixa de rodagem pondo a sua segurança em risco”, salientam os moradores.
O QUE É O INDICADOR V85
●A velocidade V85 é – e sempre foi – um indicador frequentemente utilizado no mundo da mobilidade e da rota de segurança para verificar se uma limitação de velocidade está em conformidade com a concepção da rota e do ambiente.
O V85 é considerado um indicador da velocidade que pode ser mantida com toda a segurança em determinado local.
O V85, ou percentil 85, é a velocidade em que 85% dos condutores não passam ou a velocidade que 15% dos condutores passam. Por exemplo, se a velocidade do V85 estiver a 45 km/h, significa que 85% dos carros circulam para uma velocidade inferior ou superior a 45 km/h.
O V85 não está sujeito ao limite de velocidade imposto por lei.
Atenção à interpretação de 85
O indicador V85 deve interpretar-se num contexto mais geral e não o utilizar apenas como uma indicação de circulação de tráfego. Para tomar decisões, é importante retirar conclusões com base em diversos dados (intensidade do tráfego para os diferentes modos, velocidade média, características e função da rota) e estatísticas (por exemplo, os principais acidentes).
Os moradores são outra fonte de identificação de problemas específicos importantes para interpretar correctamente o valor do V85, além de promover abordagens participativas na resolução de problemas comunitários.
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