Avenida Álvaro Pais: ciclovia reduz faixas de rodagem

Avenida Álvaro Pais: ciclovia reduz faixas de rodagem

12 de Outubro de 2023 0 Por redacção

A Avenida Álvaro Pais vai mudar de perfil: de três vias vai passar a duas por sentido, para acomodar duas pistas cicláveis unidireccionais. O investimento é de 600 mil euros.



● No sentido descendente, a ciclovia unidireccional vai começar na Avenida das Forças Armadas e acompanha os limites do Bairro do Rego até se cruzar com a Avenida 5 de Outubro, junto aos terrenos onde vai ser construída a sede da Fidelidade. A ideia é fazer uma ligação à Estação de Entrecampos e à Avenida da República. No lado ascendente, a via ciclável, também unidireccional, dará acesso às várias habitações de renda acessível, algumas das quais construídas com garagens para bicicletas. Ao longo da artéria, existem vários atravessamentos cicláveis que permitem circular entre um lado e o outro.

Redução de faixas

A criação destas ciclovias vai implicar a redução de três para duas de faixas em cada sentido na Avenida Álvaro Pais. Só junto do cruzamento com a Avenidas 5 de Outubro a situação é diferente: no sentido descendente, são deixadas três, sendo eliminado o espaço de estacionamento.

No cruzamento da Avenida Álvaro Pais com a Avenida das Forças Armadas, prevêem-se medidas de acalmia de trânsito junto dos actuais atravessamentos pedonais que passarão a ser também cicláveis. A semaforização, piso antiderrapante e a sobrelevação de pelo menos um atravessamento, por ser considerado o mais crítico, são algumas das medidas previstas.

Circulação pedonal melhorada

Ao longo da Avenida Álvaro Pais a circulação pedonal será melhorada. O rebaixamento de passeios junto a passadeiras, a colocação de piso táctil para pessoas com mobilidade condicionada, a eliminação de barreiras como escadas ou a criação de ilhéus para facilitar a travessia de peões são soluções que vão ser implementadas.

A intervenção camarária vai redefinir o estacionamento no lado direito da Rua Lyon de Castro, para quem se dirige à Avenida Álvaro Pais, substituindo o estacionamento longitudinal por estacionamento oblíquo. A ideia é compensar a diminuição de lugares disponíveis junto do Edifício Marconi.

Neste local, vai ser montada uma estação GIRA com capacidade para 20 bicicletas e um parque de motas, com capacidade para 20 veículos.

Outros projectos

A EMEL tem outros projectos de ciclovias em curso na freguesia, nomeadamente entre a Gulbenkian e o novo Largo de São Sebastião, assim como alterações na via ciclável, na Rua Marquês da Fronteira.

A melhoria da acessibilidade das bicicletas na zona da estação de Entrecampos é outra das intenções da empresa municipal. A transformação da via mais à direita em cada sentido da Avenida 5 de Outubro em vias partilhadas ‘30+bici’ é outro dos programas.

  • ●Para a elaboração do presente projecto, “não foram disponibilizados elementos de tráfego”, segundo a sua memória descritiva e justificativa. Contudo, a observação directa permite concluir que se trata de uma zona com “tráfego sempre muito intenso”.

    A Avenida Álvaro Pais integra um eixo viário fundamental e estruturante para a cidade, pois estabelece a ligação directa entre o planalto central e o Eixo Norte-Sul, uma importante via colectora e distribuidora com as vias radiais em direcção à auto-estrada A2 Sul (Ponte 25 de Abril), à auto-estrada A5 Lisboa[1]Cascais, à auto-estrada A37 (mais conhecida por IC19), através da Radial de Benfica, à autoestrada A8-Oeste e à autoestrada A1-Norte, através da CRIL (IC17), em Camarate. Este eixo inclui ainda, a Avenida das Forças Armadas, a Avenida 5 de Outubro e a Avenida António Serpa, “cujo tráfego é sempre muito intenso, principalmente nos períodos do início da manhã e do final da tarde”, sublinha aquele relatório.

    Segundo o documento, “normalmente, nas horas de ponta durante os períodos escolares, as três vias encontram-se bastante preenchidas em cerca de metade da extensão da Avenida Álvaro Pais (300 a 400 metros), de manhã no sentido descendente e à tarde no sentido ascendente”. Os seus autores referem que “a Avenida Álvaro Pais (isoladamente ou em conjunto com a Rua da Cruz Vermelha), assume-se também como um eixo que permite evitar os congestionamentos que se verificam habitualmente no sentido descendente da Avenida das Forças Armadas, entre o cruzamento com a Avenida Álvaro Pais (a Poente) e a interseção giratória de Entrecampos (a Nascente)”.

  • ●duas vias cicláveis unidirecionais, com 1,70 metros de largura, implementadas entre o estacionamento e a zona de passeio;

    ● uma faixa de protecção das ciclovias unidireccionais, com 0,50 a 0,80 metros de largura, adjacentes às zonas de estacionamento;

    ● passeios com largura variável entre os dois e três metros; ~

    ● um separador central arborizado em alguns troços;

    ● duas faixas de rodagem com 6,50 metros de largura, cada uma com duas vias de circulação;

    ● uma zona de estacionamento longitudinal regulado, com dois metros de largura, do lado direito de cada uma das faixas de rodagem.

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