
Colina do Encontro recebe 750 mil
4 de Agosto de 2023O palco do Parque Eduardo VII será utilizado para três dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A estrutura, de 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupa uma área total de 430 metros quadrados e tem um custo de 450 mil euros, valor suportado pela Fundação JMJ Lisboa 2023, com o apoio de uma entidade privada. Um palco que não deixou de provocar uma acesa polémica.

● Neste palco, da autoria do arquitecto João Matos, teve lugar a Missa de Abertura, no dia 1 de Agosto, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, a cerimónia do Acolhimento pelo Papa Francisco, no dia 3, e a Via Sacra, também com o Pontífice, no dia 4.
Localizado entre as colunas projectadas pelo arquiteto Keil do Amaral, a estrutura acolheu uma centena de sacerdotes e os elementos do coro e da orquestra que actuararam na cerimónia presidida pelo Papa Francisco.
Na sua construção foram utilizadas 170 toneladas de ferro e madeira, transportados para o local em 16 camiões TIR.
Este palco foi projectado após a polémica provocada pela divulgação das primeiras imagens 3D de uma estrutura que custava cerca de dois milhões de euros e que ocupava parte importante do jardim central do Parque Eduardo VII. Na sequência deste debate, chegou-se a equacionar o cancelamento de todos os eventos previstos para este local e a sua transferência para o parque Tejo. Entretanto, a Igreja redefiniu objectivos para esta estrutura e garantiu o seu financiamento.
‘Colina do Encontro’ com 750 mil peregrinos
Na ‘Colina do Encontro’ esperam-se entre 300 mil a 750 mil peregrinos. A freguesia vai acolher pelo menos 1520 peregrinos em diversos locais, nomeadamente no Pavilhão Avenidas Novas (300 peregrinos), na Escola Mestre Arnaldo Louro de Almeida (70 peregrinos), no Liceu D. Pedro V (500 peregrinos), no Complexo de Piscinas de Avenidas Novas, (500 peregrinos) e Polidesportivo da Rua Filipe da Mata (150 peregrinos).
Este artigo vale:
Agradecemos o seu contributo para uma imprensa local autónoma, independente e livre.
Donativo





