
Quinta da Granja: falta de manutenção preocupa moradores
9 de Maio de 2023O Parque Urbano da Quinta da Granja é um espaço privilegiado de lazer em comunhão com a natureza, mas nem tudo corre bem. A falta de manutenção preocupa a Associação de Moradores da Quinta da Granja e Colégio Militar (AMQGCM).

● Segundo Elisa Antunes, presidente da associação, o Parque Infantil da Rua Barroso Lopes, “encontra-se muito degradado”. A intervenção e modernização nos bancos do interior, a colocação de uma placa com indicação de contactos de urgência, a disponibilização de equipamento lúdico para as crianças mais novas, são algumas das reivindicações da AMQGCM.
Aquela moradora considera que “o espaço seja condicionado à utilização exclusiva por crianças”. O parque infantil é muitas vezes usufruído para outros fins e por outras idades que “não respeitam o espaço ou o degradam”.
Também o Parque Infantil da Quinta da Granja não se encontra em boas condições. Segundo Elisa Antunes, “este equipamento tem uma enorme afluência de crianças, em particular ao fim-de-semana”, acrescentando que “os equipamentos encontram-se em mau estado” e são “perigosos para as crianças que os utilizam”. Um está sinalizado, sendo interdita a sua utilização por motivos de segurança.
A moradora lembra que o Parque Urbano da Quinta da Granja “é frequentemente utilizado para outros fins e por adolescentes e pessoas de várias idades, que acabam por deixar vestígios e lixo que se tornam fontes de perigo para as crianças”.
Parque urbano a precisar de obras
Para a presidente da AMQGCM, a própria construção do piso do Parque Urbano da Quinta da Granja, tem sido ao longo dos tempos alvo de reclamação devido à “existência de placas de aço ou de ferro”. Esta situação é considerada “um verdadeiro perigo, em particular, para a mobilidade e circulação das crianças em determinadas zonas, onde estão colocados alguns equipamentos lúdicos atractivos para as crianças”.
Elisa Antunes defende ainda “a revisão da (má) localização de alguns equipamentos”, sendo imperioso “reforçar a higiene, a segurança, a instalação de uma WC pública e assegurar a jardinagem e a manutenção de todo o parque”.
Este artigo vale:
Agradecemos o seu contributo para uma imprensa local autónoma, independente e livre.
Donativo





