São Domingos de Benfica: freguesia existe há 64 anos

São Domingos de Benfica: freguesia existe há 64 anos

16 de Fevereiro de 2023 0 Por redacção

No dia 7 de Fevereiro comemorou-se o 64ª aniversário da criação da freguesia São Domingos de Benfica (SDB) que resultou da desanexação de áreas das freguesias de Benfica e São Sebastião da Pedreira, determinada pelo Decreto-Lei n.º 42.142.

● As origens perdem-se no tempo e remontam, pelo menos, a 1399, quando foi fundado o primeiro convento de dominicanos observantes em Portugal, por vontade de Frei Vicente de Lisboa. Foi D. João I quem doou à ordem religiosa dos dominicanos, a pedido do doutor João das Regras, os terrenos onde em tempos se erguera um palácio conhecido por Paço de Benfica, morada de Verão de todos os soberanos, desde D. Dinis. Ao longo dos séculos, SDB desenvolveu-se como um importante centro religioso e social, tendo sido atravessada por diversos acontecimentos históricos, incluindo guerras e terremotos.

Na década de 1950, a freguesia passou por significativas transformações urbanísticas e demográficas, com o crescimento da população e o desenvolvimento de novos bairros. Hoje, São Domingos de Benfica tem um perfil cosmopolita, oferecendo uma ampla gama de serviços e actividades nos diversos domínios da vida económica, cultural, social e desportiva. Com uma área 4,29 quilómetros quadrados e 34.076 habitantes (de acordo com o Censo de 2021), a sua densidade é 7 943,1 habitantes por quilómetro quadrado.