
Arco do Cego: Centro de inovação do IST abre este ano
10 de Janeiro de 2023O Instituto Superior Técnico (IST) vai investir 12 milhões de euros no centro de inovação que vai surgir na antiga Gare do Arco do Cego, na zona de fronteira da freguesia que terá grande impacto nas Avenidas Novas. A obra termina em Junho do próximo ano.

● A reconversão da Gare do Arco do Cego tem por objectivo acolher novas valências lectivas e não-lectivas necessárias ao funcionamento do Campus da Alameda e dar melhor “resposta ao actual paradigma educativo, centrado no papel ativo do aluno no processo de ensino-aprendizagem”.
Trata-se de um equipamento polivalente que vai estar aberto 24 horas por dia, e receberá não só estudantes do IST, mas também a população em geral.
O Técnico Innovation Center (TIC) contemplará um espaço de estudo para os alunos, uma zona de cafetaria e restauração, bem como um espaço de 2.000 m2 de exposição. O TIC terá uma programação anual com as iniciativas de diversa índole, como a apresentação de inovações concebidas por investigadores, alunos e parceiros.
O Técnico Innovation Center contará ainda com um espaço de cafetaria e restauração e com auditórios para acolher apresentações e conferências. No mesmo edifício, também será instalado um novo posto de socorro avançado do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para onde será transferido o efectivo do quartel da Avenida Defensores de Chaves. As obras, que decorrem desde 2021, estão a cargo da empresa TPS e têm a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2023.
O TIC pretende transformar-se numa nova centralidade em Lisboa, no eixo Saldanha-Alameda, uma ideia que começou a germinar em 2011 quando a CML e IST assinaram um protocolo para a cedência do direito de superfície da antiga Gare do Arco do Cego por 50 anos. O projecto conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) e da Fidelidade que contribuem com 40% e 15% da verba respectivamente. O restante financiamento está assegurado por um empréstimo bancário. O projecto acabou por ser anunciado em 6 de abril de 2015.
A história da estação do Arco do Cego remonta a 17 de Abril de 1882 quando começou a sua construção nos terrenos da antiga Quinta do Poço Caído, actual zona do Saldanha. Até 1997 serviu como um ponto de recolha dos elétricos da Carris. Depois foi um terminal rodoviário (até 2004), antes de se tornar em parque de estacionamento.f
Este artigo vale:
Agradecemos o seu contributo para uma imprensa local autónoma, independente e livre.
Donativo






