A odisseia do estacionamento

A odisseia do estacionamento

13 de Dezembro de 2022 0 Por José Antunes

Os lisboetas apontam a falta de estacionamento como um dos maiores problemas da cidade e Benfica não foge à regra.

● Problema que se agravou nos últimos anos, não se explica somente por um aumento de carros em circulação, pois, em 2006, Portugal registava um número superior de automóveis per capita superior aos obtidos na década passada e ao valor de 2021. Na freguesia, as grandes quintas deram (e continuam a dar) lugar à construção desenfreada de grandes urbanizações grande parte sem garagem própria, mesmo quando os regulamentos existentes prevêem a sua construção. Daí resultam vários problemas urbanísticos, entre eles, a falta de estacionamento. Adicionalmente, desde 2013, a CML delegou na Junta de Freguesia a execução de várias obras de requalificação e suposta criação de estacionamento em vários arruamentos, obras executadas também ao abrigo do plano de acessibilidade pedonal. A consequência foi a evidente redução da área útil de estacionamento, que naturalmente tem contribuído para agravar o desafio de encontrar um lugar, principalmente a partir do fim da tarde. Tal não invalidou os esforços de autopromoção do edil com anúncios de criação de 2000 lugares no anterior mandato. A somar às intervenções em arruamentos, tivemos a criação de espaços públicos ao abrigo do programa “Uma Praça em Cada Bairro”, como aconteceu frente ao Fonte Nova, que levou ao desaparecimento de dezenas de lugares de estacionamento. Ainda que sejam bem-vindas intervenções que melhorem as acessibilidades, como o rebaixamento de passeios, os decisores políticos devem ter em conta que o espaço público a que os manuais burocráticos se dirigem está longe de ser o ideal. O interesse público, em particular dos residentes, deveria ser colocado acima de supostos convénios.
Criado (ou agravado) o problema da falta de estacionamento, é corriqueiramente avançada uma falsa solução chamada EMEL. É evidente que a verdadeira solução terá de passar pela criação efectiva de mais lugares de estacionamento em algumas zonas mais afectadas e mais dependentes da via pública para estacionar.f

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