
Futebol: Casa Pia é a surpresa da temporada
2 de Dezembro de 2022O Casa Pia Atlético Clube (CPAC), os ‘gansos’, como são conhecidos, é a equipa sensação na Primeira Liga e na Taça de Portugal na presente temporada. Na primeira competição está em 5.º lugar da tabela e na segunda garantiu a passagem aos oitavos-de-final.

● Diversos comentadores assinalam a surpresa. O êxito da equipa liderada por Filipe Martins mantém a sua identidade e determinação em jogo, o que não invalida que seja dada a titularidade a vários jogadores que não são opção regular no conjunto de Pina Manique.
Filipe Martins, em declarações na conferência de imprensa após a vitória frente ao Valadares Gaia (2-0), que garantiu a passagem à quinta eliminatória da Taça de Portugal, afirmou que “o objectivo principal é melhorar o pecúlio que tivemos o ano passado (oitavos-de-final) que é a melhor marca do Casa Pia”.
O técnico tem esperança em ultrapassar esta meta e admite que “a partir daí tudo pode acontecer”. Para já, e dado que a final só se realiza em Janeiro do próximo ano, a equipa pensa “passo a passo” em direcção ao objectivo definido: melhorar a participação do ano passado.
Primeira Liga
A consolidação do Casa Pia na Primeira Liga é outro objectivo. Apesar da surpresa de se encontrar em quinto lugar da tabela após a 13.ª jornada, Filipe Martins não eleva a fasquia: “o nosso objectivo são os 36 pontos”. O técnico garante que “até lá é suar e ir amealhando ponto a ponto, jornada a jornada”. Só depois pensará no 37.º ponto, no 38.º, “e assim por aí adiante”. A participação em competições europeias está para já fora de questão: Pensar na Europa? Isso é uma utopia, por enquanto”, resumiu Filipe Martins.
Clube inovador
O CPAC é um clube centenário, tendo sido fundado a 3 de Julho de 1920 por diversas personalidades portuguesas da época (Ricardo Ornelas, David Ferreira, Mário da Silva Marques e António Pinho), das quais se destaca Cândido de Oliveira, seleccionador nacional e jogador do Benfica, além de co-fundador do jornal ‘A Bola’, juntamente com Vicente de Melo e Ribeiro dos Reis.
Ao longo do tempo, o CPAC teve 25 modalidades, sendo um dos clubes mais ecléticos do panorama desportivo português. Contudo, é no Futebol que os ‘gansos’ se destacam, pois foram os iniciadores da modalidade no nosso País,
Em 1938/39 disputou-se pela primeira vez entre nós o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a Taça de Portugal, ainda hoje, as mais importantes competições futebolísticas nacionais e que contaram com a presença do CPAC.
Os ‘gansos’ ficaram em último lugar do 1.º Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, que contou ainda com as presenças do FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, Académica de Coimbra, FC Barreirense e Académico do Porto. A equipa venceu apenas um jogo e contabilizou derrotas nas restantes 13 partidas.
Em 2018/2019 e após a conquista do título no Campeonato de Portugal, o CPAC ascendeu pela primeira vez à 2.ª Liga.
Em 2022, os gansos regressam à competição maior do futebol nacional, 83 anos depois da primeira e até agora única presença na Primeira Liga.f Redacção
REDACÇÃO
Este artigo vale:
Agradecemos o seu contributo para uma imprensa local autónoma, independente e livre.
Donativo





