
Artes Marciais: um campeão em São Domingos de Benfica
29 de Outubro de 2022Pedro Vermelhudo foi pela segunda vez campeão mundial de Taekwondo Songahm. Este atleta da VMA Artes Marciais, uma academia de artes marciais sediada na freguesia tem contribuído para divulgar a modalidade no nosso País.

Pedro Vermelhudo foi campeão mundial de Taekwondo Songahm, na categoria de sparring (combate), no Campeonato Mundial da modalidade, que se disputou de 13 a 17 de Julho, nos Estados Unidos da América.
O atleta, de 42 anos, repetiu o êxito obtido pela primeira vez em 2014, ano do surgimento da VMA Artes Marciais, que passa a contar com dois títulos mundiais no palmarés, sem esquecer o 2.º lugar obtido em 2015. Embora não seja invulgar praticar-se o Taekwondo Songahm com esta idade, Pedro Vermelhudo admitiu ao ‘FREGUÊS DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA’ que “competir com 42 anos já não é tão fácil em determinadas coisas” e que no panorama nacional, conquistar o título oito anos depois “é raro”.
“Teve um significado especial ser campeão aos 42 anos e é um exemplo para os alunos”, refere, acrescentando que “se entre vitórias houver algumas derrotas, isso faz parte da aprendizagem e se um aluno não tiver capacidade para perceber isso, dificilmente vai atingir o objectivo máximo que quer atingir”.
Segundo explica Pedro Vermelhudo, um dos responsáveis pela sua vitória foi Rodrigo Garrido, de 14 anos, também atleta da VMA Artes Marciais e participante no Mundial, a quem agradeceu em primeiro lugar. “O Rodrigo foi o inspirador desta vitória porque tinha a vontade e o interesse de ir ao Mundial. Foi ele que me fez sair da zona de conforto da gestão”, revela o atleta e também instrutor e gestor da VMA Artes Marciais.
“Foi ele que me fez ir buscar o meu melhor, tanto no plano de atleta como no de treinador e tive que me preparar a mim e a ele”, acrescenta, admitindo que não estava no seu horizonte regressar a este nível competitivo nesta idade e com as responsabilidades profissionais na academia. “Mas nunca deixei de treinar”, sublinha.
Rodrigo Garrido, no Open, que foi o primeiro torneio oficial da época e decorreu imediatamente após e no mesmo local do Campeonato do Mundo, conquistou o 1.º lugar em poomsae (demonstrações individuais) e armas tradicionais e o 2.º lugar em sparring. Na mesma prova, Pedro Vermelhudo conquistou o 2.º lugar em poomsae e armas tradicionais e o 1.º lugar em sparring.






