Cerca de 16 milhões de euros vão ser investidos na construção de habitação enquadrada no programa de renda acessível da Câmara Municipal de Lisboa (CML) no Bairro das Furnas.
● O projecto prevê a construção de dois edifícios destinados a habitação, com comércio e equipamentos de proximidade, bem como a requalificação do espaço público envolvente. Ao todo estão previstos 131 fogos e 172 lugares de estacionamento.
O terreno em causa faz o remate deste Bairro com o Eixo Norte-Sul, “estando muito bem servido de infra-estruturas de transporte público, a 10 minutos a pé do interface de Sete Rios e rede de autocarros da CARRIS e serviço Rede Expresso. Segundo a autarquia, este território, com vistas panorâmicas para o Parque Natural de Monsanto, “beneficia da proximidade à zona de comércio e serviços da Av. Columbano Bordalo Pinheiro e Av. José Malhoa, estando a 5 minutos a pé do Centro de Saúde de Sete Rios”. A intenção camarária vai obrigar à deslocalização da União Zoófila da zona.
O modelo para a construção de habitação de renda acessível da CML implica parceiros privados que ficam concessionários ou titulares dos direitos de superfície. A elaboração de projectos para os edifícios e a sua construção, além da gestão dos arrendatários e rendas, são algumas das atribuições destes parceiros. A CML disponibiliza os terrenos e financia as obras de urbanização gerais, entre outros aspectos.f REDACÇÃO