Palmense celebra 111 anos

Palmense celebra 111 anos

28 de Março de 2021 0 Por redacção

“O primeiro balanço é que estamos cá”, afirmou Rui Cordeiro, presidente do Sport Futebol Palmense (SFP) ao ‘FREGUÊS DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA’, a propósito dos 111 anos de existência do clube, celebrados no passado dia 25 de Fevereiro.

● Este ano, devido à pandemia, a forma de celebração foi em ‘modo digital’, através das redes sociais Facebook e Instagram, “envolvendo a comunidade da freguesia palmense, pedindo testemunhos aos atletas, treinadores, pais, dirigentes e ex-membros do clube, se possível associados a uma foto do nosso emblema”, referiu. “Estamos a juntar o passado, o presente e o futuro do clube nesta celebração e temos um número vasto de frases, incluindo dos mais novos”, esclareceu o dirigente desportivo.
Mais de um século depois, o clube continua instalado no local onde nasceu, no bairro de Palma, junto às suas raízes, o que denota uma forte ligação à comunidade. Um elo que o clube insiste em manter e reforçar. Segundo Rui Cordeiro, entre outras iniciativas de aproximação aos palmenses, “temos a intenção de apresentar às escolas e às associações de moradores da freguesia a possibilidade de usarem o nosso campo fora do horário dos treinos (das 08h00 às 17h00) a título gratuito”. Um projecto adiado devido à crise sanitária.

Desde 1910
Fundado no ano da instauração da República, o clube começou com o Futebol e o Ciclismo. Modalidades a que mais tarde se juntaram o Hóquei em Campo e o Andebol. Hoje, resta apenas o Futebol, nas vertentes sénior e de formação, no escalão mais alto dos distritais. A ambição de retomar o Hóquei em Campo existe “apesar de ser um sonho difícil de concretizar”, nas palavras de Rui Cordeiro. Reabrir uma secção de Ciclismo de lazer é outro objectivo, “com uma forte possibilidade de se concretizar”, refere o presidente do SFP.
Para a História da colectividade fica o título de campeão regional de Andebol (1960/61) e campeão nacional de juniores de Hóquei em Campo, “além de momentos de alegria no futebol, com subidas de Divisão“, assinala o dirigente.
Com 431 sócios, 202 atletas inscritos no Futebol (32 seniores e 170 na formação) e mais de 30 atletas veteranos que representam regularmente o clube por todo o País, “estamos prontos para mais 111 anos”, garante Rui Cordeiro.f
JORGE ALVES